Habilitação:
Médico Veterinário
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Ciências Biológicas
Atributos do Profissional:
Persistência e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2041,00
Veterinária ou Medicina Veterinária é a ciência dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das doenças dos animais.
Assim como a medicina, a medicina veterinária é uma carreira ampla, o veterinário podendo atuar desde o acompanhamento da saúde de animais de estimação urbanos até o controle de doenças em populações de grandes animais silvestres.
Além de controlar a saúde dos animais, o profissional de medicina veterinária pode atuar controlando a qualidade da produção de produtos industriais ( indústrias de leite, carne e ovos por exemplo ) e também realizando pesquisas na área de zoonoses ( doenças transmitidas ao homem a partir dos animais ).
Acompanhando a diversidade de sua atuação o veterinário pode escolher entre diversos ambientes de trabalho:
No inicio do curso de medicina veterinária o aluno terá uma boa formação teórica estudando muita anatomia animal, microbiologia e também nutrição geral.
A partir do segundo ano, o aluno passa também a ter uma formação técnica, estudando estatística e passando a fazer laboratórios práticos de estudo de anatomia, biologia e química.
No quarto ano em diante o foco principal passa a ser as doenças dos animais e zoonoses, o aluno de medicina veterinária estudando técnicas específicas de veterinária tais como cirurgia animal, técnica de inseminação e reprodução e também exame clínico de materiais biológicos. O curso de veterinária tem duração média de 5 anos, sendo o estágio no final do curso obrigatório.
O Brasil, atualmente é o segundo maior mercado do mundo em quantidade de animais domésticos ( mercado pet ).
Com aproximadamente 28 milhões de cães, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros animais ( tais como pássaros, râmsters, etc… ) nosso país fica somente atrás dos Estados Unidos.
Essa enorme população de animais em nosso país ( população maior que de muitos países ) com certeza precisa de cuidados, o que indica um grande potencial para criação de clínicas de medicina veterinária.
Além da enorme quantidade de animais domesticados, o Brasil ainda um dos maiores produtoes e consumidores de comida para animais do mundo, para se ter uma idéia do tamanho deste mercado em números, levando em conta a venda de animais e de comida industrializada para animais, deve ser movimentado aproiximadamente 1 bilhão de reais em 2010.
Além do mercado pet, outro mercado que vai está bem aquecido no Brasil é o mercado da Agropecuária, outra boa fonte para trabalho e renda para profissionais de medicina veterinária. De acordo com estimativas do Ministério da Agricultura, na próxima década, a produção de carnes no Brasil ( frango, bovina e suína ) deve aumentar em 13 milhões de toneladas, um crescimento de 52% em relação aos patamares de 2008.
Juntamente com esse aumento dos rebanhos vai haver um grande aumento pela necessidade de profissionais de medicina veterinária na zona rural, principalmente para realizar o controle de doenças e reprodução destes animais.
O médico veterinário pode optar pelas seguintes especializações:
Como foi citado acima, há um excelente potencial para o profissional de medicina veterinária trabalhar tanto na área de clíncias de veterinária, quanto na área do agronegócio. Ambos os mercados estão em alta e com perspectiva de crescimento nos próximos anos.
Um dos aspectos desfavoráveis da carreira do médico veterinário pode ser o excesso de trabalho, já que muitas vezes poucos ou até mesmo um único profissional pode ser designado para cuidar de rebanhos inteiros.