Sinopse: Cenas da minissérie global Som e Fúria. Uma das personagens que, na trama, faz o papel de uma atriz, ganha uma iguana que a acompanha o tempo todo. Até que um dia, durante o ensaio de uma peça de teatro, o animal invade o palco fazendo com que a protagonista da encenação quebre a perna. E a tragédia com a atriz principal faz com que a dona da iguana fique com o papel mais importante da peça.
Curiosidades: Cada animal foi preparado para uma cena. Uma das iguanas era super tranqüila: foi perfeita nas tomadas em que tinha de ficar no colo e ser alimentada. Já a outra era bem mais rápida e participou da cena em que tinha de correr em direção à atriz que estava no palco.
Ensaio sobre a Cegueira (Blindness)
Ano: 2008
Produção: O2 Filmes
Locação: Brasil, Uruguai e Canadá
Animais: Gyn e Barney, dois cães da raça Airdale Terrier
Sinopse: O filme é uma adaptação da obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e conta a história da população de uma grande cidade fictícia que sofre uma súbita epidemia de cegueira. A personagem de Julianne Moore é a única não contaminada pela estranha doença.
Curiosidades: Os dois cães escolhidos tiveram um tratamento digno de estrelas de Hollywood: ficaram em um hotel com a equipe da Cão Cidadão, composta por Alexandre Rossi e Ricardo Zanini, onde também estavam hospedados os atores consagrados Julianne Moore e Danny Glover, e puderam desfrutar de todas as mordomias oferecidas pelo local. Logo após a filmagem da cena em que Gyn beija o rosto de Julianne Moore, a atriz fez questão de elogiar o cão para todo o set: “Ele é um gênio”, disse ela. Direção: Fernando Meirelles
Primavera
Ano: 2005
Locação: Serra Negra, SP
Sinopse: Treinamento de um cão Pastor Branco.
Cidade dos Homens
Ano: 2005
Produção: O2 Filmes
Locação: Comunidade Chapéu Mangueira, Rio de Janeiro
Animais: Pit Bulls (Baruque e Pantera) e Poodles (Bani e Timbo)
Sinopse: Neste trabalho, recebemos uma tarefa inusitada: fazer um ?troca-troca? canino entre um Pit Bull e um Poodle. Os Pit Bulls interpretaram Ozama, o cachorro de um traficante que se apaixona por uma poodle (Bani) de madame que foge para o morro e acaba cruzando com ela. O grande problema é que o traficante não a deixa ir embora, já que agora ela é namorada de Ozama. Acerola e Laranjinha, que eram os responsáveis pela poodle, ficam desesperados e acabam tendo uma idéia mirabolante: trocar a poodle da madame por uma outra. Entretanto, eles não se atentam ao fato de que a poodle substituta na verdade é um poodle macho (Timbo). Quando os traficantes chegam, ficam chocados com a cena que presenciam... o poodle estava ?montado? em cima do Pit Bull. E pra quem pensa que vida de cão é dura... Com a alta temperatura do Rio, os cachorros tiveram um tratamento especial, regado com muita água mineral, petiscos, sombra fresca e mimos.
Curiosidades: Foi criada uma estrutura metálica para proteger a poodle do peso do Pit Bull. Esta estrutura possuía uma vagina artificial que dava ao cachorro a impressão de que realmente estava cruzando, tornando a cena mais real. ?Com esses cachorros eu vivi uma experiência única. Eu nunca pensei que fosse mais fácil colocar um poodle em cima de uma Pit Bull do que um Pit Bull em cima de uma poodle?, afirmou Regina Casé. Durante o treino e as filmagens, Alexandre teve que excitar várias vezes o Pit Bull para que ele realizasse os movimentos pélvicos necessários para a gravação. No entanto, o que ninguém esperava era que o pit Bull se ?apaixonasse? por ele, ou melhor, pela perna dele... Alexandre Rossi: ?Sempre soube que os cachorros gostavam de mim, mas nem tanto... risos?. Direção: Regina Casé Depoimentos: Regina Casé: ?Me recomendaram o Alexandre e a experiência foi ótima!? Léo Oest (diretor de produção):A equipe da Cão Cidadão está de parabéns! Superou as nossas expectativas.
Journey to the end of the night
Ano: 2005
Locação: Glicério, São Paulo
Animais: Labrador Gaspar
Sinopse: Para o filme americano Journey to the End of the Night, nós treinamos um Labrador para interpretar um cão guia de cegos. O diretor desejava que o cão demonstrasse agressividade e latisse mostrando os dentes, mas sem oferecer qualquer risco. Treinamos o Gaspar para simular esta agressividade e morder delicadamente.
Curiosidades: O ator Milhem Cortaz no inicio não acreditou que o Gaspar era inofensivo e que estava apenas encenando, dando mais realidade à cena, mas logo percebeu que a agressividade demonstrada por ele era apenas encenação. Direção: Eric Eason
Tainá 2
Ano: 2004
Locação: Amazônia
Sinopse: Para o filme Tainá II foram treinados cães da raça West Highland White Terrier e uma jaguatirica. Devido ao calor intenso da selva amazônica, o personagem Boris foi interpretado por três cães ? Happy, Sugar e Maria ? que tinham à disposição uma barraca com ar condicionado, entre outras mordomias reservadas a estrelas (que, aliás, nem mesmo os atores humanos tinham). Apesar de ter sido criada com mamadeira, a jaguatirica, no início, insistia em atacar as atrizes que interpretaram Tainá e Catiti. Em pouco tempo, contudo, acostumou-se a elas e deitava mansinha no colo das duas personagens indiazinhas.
Tapete Vermelho
Ano: 2004
Locação: Caçapava, SP
Sinopse: Vários animais foram treinados: cobra, porca, patinhos e cachorros (Sofia e Byron). Em uma das cenas, os patinhos tinham que seguir a porca.